top of page

Já leu Criatividade S.A do Ed Catmull?

  • Foto do escritor: StorLabs Omni Marketing
    StorLabs Omni Marketing
  • 28 de mai.
  • 3 min de leitura

Fala lindeza, qual é o seu maior sonho como empreendedor? Se você não consegue dizer em uma frase pode estar direcionando sua energia, tempo e recursos de maneira muito dispersa, Ed Catmull começa o livro deixando bem claro, o sonho da vida dele era um só, fazer o primeiro filme longa metragem de computação gráfica do mundo.


Ed empenhou toda sua força, tempo e recursos para fazer isso acontecer, era o começo de tudo, os computadores não eram nem de perto parecidos com os de hoje em dia, ele teve que desenvolver linguagens, equipamentos e principalmente equipes para fazer isso acontecer, ele fez, anos depois ele construiu uma coisa chamada Pixar e nos presenteou com uma obra chamada Toy Story com seu simpático Xerife em disputa com um ousado Patrulheiro espacial.


A Pixar se tornou uma empresa de sucesso com filmes cada vez mais populares, sucesso nos cinemas, linhas de brinquedos, séries, eles fizeram fusão com a Disney, eles fizeram história, não sei se você sabe, mas a Pixar quase deixou de existir, mas graças a Steve Jobs que esteve presente desde o começo dos filmes e até o fim de sua vida.


Mas não pense que Criatividade S.A é um livro de histórias feito por um empresário orgulhoso do quanto ele é incrível, o livro praticamente dá credito de tudo o tempo todo a sua equipe, como se o autor quisesse deixar muito claro que a Pixar é o que é hoje graças a cada uma das pessoas que trabalha nela.


Ed lista os desafios e como sua equipe foi crucial para resolver tudo, fala sobre como criar, fomentar e principalmente proteger um ambiente livre de hierarquia, livre de filtros ao fazer um feedback e onde se respira criatividade.


Vemos durante a leitura um CEO que para pra ouvir estagiários, diretores que abaixam a cabeça para animadores, equipes que defendes suas ideias com unhas e dentes mesmo diante de seu maior investidor e como os diretores investiam tempo e recursos para promover reuniões onde a honestidade era incentivada e até mesmo exigida.


O perigos do sucesso, as armadilhas que podem matar a criatividade, a benção por trás de cada recomeço e como nenhuma conquista acontece da noite pro dia.


O livro não entrega uma fórmula mágica para criar uma Pixar 2.0 na sua empresa, mas mostra como pequenos detalhes tiveram um impacto grandioso na maneira como eles lidavam com problemas, como errar era quase que desejado por todos, como identificar os problemas futuros sem perder o foco do agora e outras técnicas que vão te fazer repensar muita coisa que sempre pareceu certa.


Recomendo que você leia se comparando com o Ed e seus diretores, se colocando no lugar dele diante das decisões que ele toma, o ritmo do livro é delicioso, tem intensidade, tem emoção, tem um Steve Jobs diferente de tudo que você já leu sobre o Gênio Arrogante e mimado que a mídia promove.


Foi o melhor livro que li esse ano e que tive o privilégio de ler ao vivo, vou deixar abaixo o link da playlist caso queira ler comigo, e desejo de coração que você ache tempo para ler essa baita obra prima da gestão criativa de micro times.

Leia comigo
Leia comigo

Se você já leu essa livro quero saber se concorda com minha avaliação ou se tem um ponto de vista diferente, me deixe saber nos comentários vai ser maravilhoso saber o que você achou.

Caso você ainda não tenha seu exemplar desta obra para ler comigo vou deixar abaixo também o link da minha biblioteca Amazon.


Comentários


bottom of page