Por que tantas músicas novas parecem velhas conhecidas?
- StorLabs Omni Marketing
- 8 de jul.
- 2 min de leitura
Esses dia me peguei cantando uma música que, na verdade, nem conhecia.
Mas tinha algo ali que me soava familiar daí quando fui ver, a melodia era daquelas antigas, remixada, regravada, reeditada. Era um hit novo, mas com pedaço de músicas antigas. E aí eu pensei, por que será que tá todo mundo reciclando música antiga?
A verdade é que isso tá virando regra. Música da Dua Lipa com sample de Elton John, hit pop com base do Bon Jovi, uma tal de Ansiety que usa o toque da “Somebody That I Used To Know” aquela música chicletona do Gotye, sem falar da onda de funks e piseiros nacionais reaproveitando forrós dos anos 2000 ou sertanejos antigos que a gente ouvia no rádio de pilha. É um looping sonoro, quase um déjà vu musical.
Mas isso não quer dizer que acabou a criatividade, não. Significa que a nostalgia virou estratégia. Os artistas entenderam que o ouvido da galera já vem com um acervo emocional pronto (Fora que as músicas antigas eram bem melhores né?) quando você ouve um trecho familiar numa música nova, seu cérebro acende uma luz de afeto, de lembrança, de conexão, e isso vende, vende pra caramba.
Não é só sobre o som, é sobre o sentimento que o som carrega. A batida do passado traz conforto, reforça a identidade, cria laço, sons que tem cheiros, calor, gosto, prazeres e dores. As pessoas querem novidade, sim, mas elas querem sentir que já conhecem aquilo. Parece contraditório, mas é genial, o novo que parece antigo chega mais fácil, vira trend mais rápido e gruda na cabeça como chiclete de infância.
E olha, isso vale pra tudo, música, moda, conteúdo, marketing. O passado sempre serviu de ponte pro presente, e quem sabe usar isso com intenção tem uma vantagem enorme. A criatividade continua viva, só que agora ela também olha pro retrovisor com carinho.
E aqui entre nós isso também não é novidade viu, os grandes clássicos dos tempos antigos também tem bastante coisa de tempos ainda mais antigos, Elvis, Rey Charles, Racionais MC, Raul Seixas, Leandro e Leonardo, Belchior todos eles fizeram muito sucesso usando partes de músicas antigas, trechos inteiros, traduções, etc.
Se você curte essas reflexões sobre cultura, comportamento e marketing, compartilha esse texto com quem também ama esse tipo de papo e bora seguir trocando ideias que inspiram
Vai pra cima e um beijo, lá naquele lugar 😘💜



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