O mistério do Cliente que some depois do primeiro contato
- StorLabs Omni Marketing
- 14 de abr.
- 3 min de leitura
Já aconteceu com você? A pessoa aparece, manda uma mensagem dizendo estar interessada no que você faz, pergunta sobre como funciona, você faz o atendimento, entrega informações, mostra cases e quando sente que está indo super bem, que vai fechar a venda o cliente simplesmente desaparece, some, desaparece, para de responder, pluft!
O que será que você fez de errado? Será que é algum tipo de pegadinha que fazem com empresários? Poderia ser um concorrente sondando pra saber como você cuida desse setor e passar na sua frente usando suas estratégias? Não, relaxa que a coisa é bem mais simples do que parece ser e bem por isso que a maioria não entende o problema.
Cerca de 30% somem porque acham o preço alto demais e não querem negociar ou justificar. Uns 25% não entendem bem o valor do serviço e desistem por falta de clareza ou interesse. Aproximadamente 20% estão só comparando opções no mercado e não têm intenção real de fechar naquele momento. Outros 15% perdem o interesse por falta de urgência ou prioridade. Por fim, uns 10% simplesmente se distraem ou esquecem de responder.
Então lindeza, boa parte dos que somem é por um ótimo motivo, eles simplesmente não são seu público ideal, es eles continuassem no atendimento você gastaria tempo, energia e por consequência recursos, então que bom que não voltaram, os 25% que não voltam não entenderam seu preço, esses você perdeu porque não atendeu muito bem, talvez você precise dedicar mais tempo aprendendo sobre pitch.
Abaixo um vídeo onde eu falo sobre prospecção reversa um conceito que eu criei usando o Método Fazedor para inverter o processo de captação de Leads.
Você ou sua equipe de vendas precisa entender mais sobre como fazer o cliente perceber o valor antes de entender o preço, mas vez ou outra esses clientes voltam, ainda mais se você fizer um serviço de criação de conteúdo com foco em posicionamento, geralmente eles já voltam sabendo o preço e entendendo o valor.
O doloroso mesmo está nos 15 e 10% finais da pesquisas, esses você perdeu porque não deu a devida importância, você brochou gente que estava com muito tesão de comprar de você, a questão é que essa galera vai falar pra todo mundo que você não atende bem, vai fazer um marketing ruim da sua empresa e isso dá trabalho pra caramba de resolver, raramente se resolve.
Mas como eu te disse lindeza, tudo isso é muito simples de se resolver, pra começar tenha em mente que ninguém chega a você sem saber o que você faz, mas todo mundo chega sem saber qual o seu diferencial como provedor de soluções.
O principal objetivo do primeiro contato deve ser fazer com que a pessoa saia desse contato sabendo quem é você, o que você faz e qual o valor disso, nessa ordem, seu papel é sair da conversa sabendo se tem ou não as soluções que esse cliente precisa, simples assim!
Alguns serviços como CRM e outros do tipo podem te alertar de contatos mornos, planilhas com data podem servir de norte para repescagem de leads, estruturas de funil podem deixar seu contato mais assertivo, mas a ação mais importante de todas sempre será a mais simples, atender bem, para atender sempre e entender que nem todo mundo é seu cliente, sacou?
Então ao invés de sentir tristeza ou frustração por gente que entra em contato depois some, gaste seu tempo e energia atendendo bem os demais contatos, não se esqueça que tem muita gente precisando das soluções que você vende, vai pra cima lindeza e um beijo, bem estratégico, lá naquele lugar.



Comentários