Não existe mais marketing?
- StorLabs Omni Marketing
- 7 de jul.
- 2 min de leitura
Toda vez que digo "Antigamente" me sinto como o tio da propaganda da Sukita, mas na falta de expressão que funcione melhor para ilustrar o que vamos conversar hoje vai essa mesmo, antigamente o marketing era diferente lembra?
As propagandas principalmente as impressas tinham um tipo diferente de pegada, vamos chamar de pegada, mas era algo como um assovio, apesar da gente saber que eram empresas tentando vender alguma coisa não nos sentíamos enganados por elas como se estivessem na verdade tentando levar nosso dinheiro.
Eu me lembro até hoje das propagandas da Biotônico Fontoura, eles queriam ajudar as mamães a fazerem seus filhos terríveis comerem mais, lembra da propaganda da bolachinha Passatempo? Ou da propaganda do Yakult que nos fez aprender a dizer "Lactobacilos Vivos" lembra da Johnson's nos aliviando com banhos sem arder o olhos?
Hoje cada propaganda parece que está mais preocupada em vender do que em fazer um cliente, não sei se tô conseguindo colocar em palavras, mas a sensação é de que todo marketing está desenhado pra nos fazer sentir pobres se não compramos, burros se não entendemos, sozinhos se não queremos fazer parte e idiotas quando compramos da empresa A ao invés da B.
Eu acho que tudo começou quando os artistas resolveram virar empresários e quando os empresários resolveram virar artistas, sem mencionar os que se tornaram famosos por entreter a gente e do nada começaram a empurrar produtos para todo mundo, daí comediantes usam terno e empresários usam regatas e chinelos de dedo, ou pijamas.
Os blogueiros começaram a ficar mais influentes e ricos e as propagandas que antes eram elaboradas, tinham começo, meio e fim e uma chamada para ação que mostrava que "Hey pessoa com problema eu resolvo seu problema e você pode ter mais felicidade" agora grita que "Hey pessoa pobre eu quero seu dinheiro e se você me der eu te ensino como fazer outros pobres te darem o dinheiro deles" e isso aconteceu tão rápido que assusta.
Do outro lado as pessoas que criavam conteúdo ensinando Gatilhos mentais, Chamadas para Ação, Storytelling, Pilares da Comunicação, Prospecção, Endomarketing, Up Sell, Over Delivery, estão ensinando como Viralizar, Como quebrar a internet, o vídeo viral do criador X, a marca da blogueira Y, as gafes desse e daquele outro.
Eu sou de outra geração, eu decorava Dingles, eu cantava junto "Quem disse que não dá? Na finivest dá" entre outros tantos a sensação é de que eles cuidavam melhor da gente, sei lá, falei sobre isso com alguns amigos criadores de conteúdo e a maioria me disse que isso é reflexo da audiência, que se não fizer conteúdos mais leves e tudo mais a galera não consome ai eles perdem espaço e por consequência vendas.
Existe ainda uma esperança daí, estão chamando de "Infoterimento" uma junção de entrega de conteúdo com diversão, gosto da ideia, tento ir nessa pegada inclusive tive professores assim que eram geniais ensinando e divertindo, heróis na minha opinião, funciona, mas eu ainda penso, será que em breve não vai mais ter marketing de verdade?



Comentários